top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ethiopian Airways oferece descontos

Ethiopian Moçambique Airlines oferece 10% desconto sobre a base, aos familiares, amigos e relativos para viajar de e para *Beira* *chimoio*, *Vilanculo* e *Quelimane* como forma de solidarizar-se pelos efeitos devastadores do ciclone que afectou a parte centro do país

 

O desconto deve ser feito manualmente

18.03.19

Apoio do CNV

Hoje, 18 de Março, a Direcção do Conselho Nacional do Voluntariado (CNV), reuniu-se para reflectir acerca dos mecanismos de resposta a actual situação de emergência que assola a região centro.

 

O primeiro consenso foi de que é necessário unir as várias iniciativas que surgiram e que possam surgir num Movimento de Solidariedade Nacional para capitalizar o esforço e garantir melhor coordenação;

 

Para dar corpo ao Movimento, surgiram várias propostas de iniciativas interessantes, assentes numa forte participação de voluntários e entidades de diversos segmentos.

 

Assim, o Conselho de Direcção do CNV convida todos os voluntários, líderes de organizações, artistas, empresários, gestores, músicos e demais indivíduos interessados em tornar possível este Movimento, para um encontro de apreciação e discussão de soluções, na 4a-feira, às 14:30h no escritório do CNV, sito na Baixa da Cidade de Maputo, Av. Zedequias Manganhela, Prédio Primeiro de Janeiro, 9o Andar, Flat F (o Prédio fica entre a Clínica Azul e o BIM do Jardim Tunduro)

 

O Conselho Nacional do Voluntariado (CNV) é uma Organização moçambicana sem fins lucrativos, aglutinador de todas as pessoas e entidades que realizam e  promovem o trabalho voluntário em Moçambique. 

 

Para mais informações: 829671669/846357890

18.03.19

A Movitel oferece 20 mil Cartões SIM

 

A Movitel oferece 20 mil Cartões SIM na loja do Maquinino, em frente ao mercado do Goto.

A Movitel já repôs seu tráfego de voz e dados na Beira e noutros 4 distritos onde o serviço havia sido interrompido como consequência do ciclone IDAI. A reposição aconteceu na madrugada de hoje depois de técnicos da empresa terem identificado um ponto, entre o Inchope e a Beira, onda sua conduta de fibra óptica havia rompido. 

De acordo com fonte sénior da empresa, foi difícil chegar ao local mas o problema já está ultrapassado. Na cidade da Beira, houve também um trabalho intenso para levantar as componentes da sua infraestrutura que haviam tombado. Há ainda torres não totalmente reerguidas e que merecem reparação, mas o essencial está conseguido: pôr a Beira a falar com o mundo.

 

A reposição do tráfego de voz e dados do serviço da Movitel ainda não abrange toda a cidade da Beira. A reposição abrange apenas, por enquanto, as zonas de Matacuane, Maquinino, Manga e a cidade circunvizinha do Dondo. No resto da cidade da Beira, a Movitel está a tentar levantar postes e cabos tombados. Em toda a província, a rede da Movitel continua inoperacional nos distritos do Buzi, Nhamatanda, Muanza, Marromeu e Chibabava. Em Manica, ainda não se fala em Machaze, Sussundenga e Mussorize. Na Zambézia, apenas o distrito do Chinde continua sem comunicações. Entretanto, a Movitel diz que vai oferecer hoje 20 mil cartões SIM a quem queira usar a sua rede para falar e enviar dados, comprando crédito para o efeito. Os cartões seguem ainda esta manhã de Maputo para a Beira e estrão disponíveis na sua loja do Maquinino, em frente ao mercado do Goto. (Carta)

18.03.19

Dados actualizados do INGC

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades - INGC  publicou dados actualizados do impacto do #CicloneIdai na Província de Sofala:

 

▶ 1,347 feridos nas cidades da Beira e Dondo;

▶ 68 Mortos: 55 - Beira; 13 - Dondo.

▶ INGC assiste a mais de 3,800 famílias, nos centros de acomodação só na Província de Sofala.

 

Entretanto as agências das Nações Unidas Moçambique, como o Programa Mundial de Alimentos (PMA), apoiam o INGC na assistência às pessoas afectadas e na logística da resposta, inclusive através da contratação de helicóptero de transporte para conduzir operações aéreas de emergência em locais remotos inacessíveis por estrada. O PMA também financiou 30 pilotos de barcos que foram mobilizados pelo INGC para transportar alimentos durante a resposta.

 

Nos próximos dias, aproximadamente 100.000 pessoas serão assistidas com 800 toneladas de alimentos pré-posicionados em Nacala, com 75 mil toneladas despachadas em 16 de março para apoiar 9.500 pessoas que vivem em centros de acomodação na província da Zambézia.

18.03.19

Nações Unidas oferecem suplimentos humanitários para 22 mil pessoas

 

Um voo (de carga) com suprimentos humanitários do “Humanitarian Response Depot (UNHRD)” em Dubai chegou ontem (domingo) à cidade da Beira com 22 toneladas de biscoitos, descritos como sendo “super-nutritivos”. A quantidade segundo o Programa das Nações Unidas para a Alimentação dá para assistir mais de 22 mil pessoas nos  próximos três dias na região Centro. Quatro toneladas já foram despachadas na manhã desta segunda-feira  para as zonas isoladas, em Nhamatanda. As Nações Unidas alugaram inclusive um helicóptero de transporte MI-8 para conduzir operações aéreas de emergência em locais remotos inacessíveis por estrada. O PMA também financiou 30 pilotos de barcos que foram mobilizados para transportar alimentos.

18.03.19

Hidroeléctrica de Cahora Bassa disponibiliza Quatro milhões de meticais

 

Em resposta a situação de emergência vivida no do País, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa canalizou, através do INGC, a quantia de quatro milhões de meticais às vítimas das calamidades naturais, como forma de prestar apoio e contribuir para a minimização do sofrimento das populações afectadas pelas calamidades naturais que assolam o País, causando perdas de vidas humanas, de extensões de parcelas agrícolas e de infra-estruturas sociais e económicas, bem como de bens materiais de numerosas famílias.

A Kenmare está a proceder à doação de três milhões de meticais ao INGC

 

A Kenmare Resources Plc opera o Projecto das Areias Pesadas de Moma, na província de Nampula. Embora não tenha sido materialmente afectada pelo ciclone Idai, a Kenmare está chocada e entristecida com a dimensão dos danos humanos e materiais causados pelo ciclone em outras regiões de Moçambique. A Kenmare está a proceder à doação de três milhões de meticais ao INGC – Instituto Nacional de Gestão de Calamidades para socorrer as vítimas do ciclone Idai nas províncias atingidas por esta calamidade em Moçambique. Enquanto isso, os funcionários da Kenmare iniciaram um processo de

colecta de fundos destinados ao mesmo fim, num gesto de solidariedade

com quem foi grave e seriamente afectado pelos efeitos do ciclone Idai.

 

Movitel
Ethiopian
nacoes unidas
hidroelectrica
kenmare

VAMOS TODOS AJUDAR MOÇAMBIQUE

bottom of page